"O homem só envelhece quando nele os lamentos substituem os sonhos."
(John Barrymore)
Data atrasada para depois da gincana
A essência do nosso trabalho está em acreditar que é possível unir crescimento econômico e responsabilidade social e ambiental !
○ Introdução:
“ Um dia, um homem observava atentamente, um fenômeno raro da natureza, um casulo que esta prestes a completar o seu ciclo, ou seja, o nascer de uma borboleta. O homem percebeu uma pequena abertura que apareceu no casulo; percebeu que a borboleta estava saindo do casulo e conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais. Então o homem decidiu ajudar a borboleta; ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo saiu murcho, era pequeno e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observá- la, porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar a tempo. Nada aconteceu ! Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura, era o modo pelo qual Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de forma que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo. Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida...” (autor desconhecido)
○ Conclusão:
É preciso ser desenvolvida uma solidariedade que liberta, e isso começa com pequenas ações, a começar pelo entendimento adequado de que algumas delas, mesmo que de boa vontade, como o homem da reflexão da borboleta, que podem mais prejudicar do que ajudar. Seja você quem for, o importante, é fazer a sua parte da melhor maneira possível, e tudo passa pela capacidade de vermos em cada um, um outro amigo, solidário, e fraterno, como nos ensina Salomão, que diz, “ Ama o amigo em todo o tempo, e na angustia nascerá um irmão.” (Provérbios de Salomão, 17,17) e que assim possamos optar por uma solidariedade que liberta e contribuir na construção de um mundo e uma sociedade melhor e mais digno de se viver para todos.
Fonte: http://www.unioeste.br/projetos/casulo (com adaptações)
Imagem retirada de: http://www.jorieos.blog.com
_________________________________
Fonte da foto: Site Unicamp
_____________________________________
____________________________________________
○ Veja agora uma receita que reaproveita a casca de banana e a transforma em um delicioso brigadeiro:
Brigadeiro com casca de banana
Ingredientes:
3 unidades de casca de banana;
1 xícara (chá) de açúcar;
2 colheres (sopa) de margarina;
4 colheres (sopa) de farinha de trigo;
1 xícara (chá) de leite morno;
1 xícara (chá) de leite em pó;
2 colheres (sopa) de achocolatado;
1 xícara (chá) de chocolate granulado;
Água a gosto.
Modo de Preparo:
Em uma panela, coloque as cascas de banana trituradas com o açúcar e cozinhe até ficar pastoso. Acrescente os demais ingredientes, exceto chocolate granulado, e mexa até desprender do fundo da panela. Coloque num prato e deixe esfriar. Faça bolinhas, passe-as no chocolate granulado e coloque-as em forminhas apropriadas. E bom apetite.
Fonte: receitasdereaproveitamento.blogspot.com/2007/10/brigadeiro-de-casca-de-banana.html
○ A abóbora é altamente nutritiva, e devemos nos lembrar de aproveitá-la inteira: casca, folhas, polpa e o cabo. Seus caroços, quando torrados com sal, servem como aperitivo. Use o mesmo procedimento para a soja e sementes do melão;
Conhecendo melhor:
A 212 Empreendedores do Agora acaba de lançar a sua mais nova marca:
Pet Lar ! Os nossos produtos agora vem com esta marca! Além de nos preocuparmos com a sustentabilidade do nosso planeta também nos queremos que você tenha uma casa confortável ! A Pet Lar foi criada para atender , de uma forma ecologicamente correta, e fazer com que você sinta mais prazer em estar em casa , pois nós acreditamos que "Da sua casa vem a transformação!"
Pet Lar
Da sua casa vem a transformação !
Material necessário:
•74 garrafas plásticas de dois litros limpas e sem rótulo (obedecer formato do modelo da garrafa, não necessariamente a cor do modelo)
•Tesoura
•Fita adesiva larga
Etapas:
1 - MONTANDO A PEÇA DE RESISTÊNCIA
1-1. Separe uma garrafa limpa, vazia e sem rótulo. Vamos chamá-la de peça "a":